Marcadores principais

Resenha: O Projeto Rosie, de Graeme Simsion

23.3.14

Título: O Projeto Rosie.
Autor: Graeme Simsion.
Editora: Galera Record.
Número de Páginas: 319.
Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontrá-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve O Projeto Esposa, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie, ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.
Livro no: Orelha de Livro - Skoob.


“Amar é ter um sentimento profundo por outra pessoa, um sentimento que muitas vezes desafia a lógica.” 
♦ Página 304.
O grande lance que torna O Projeto Rosie uma história legal são as diferenças entre Don, o protagonista quase quarentão todo metódico, e Rosie, a garota que não tá nem aí pro relógio. E quando eu digo que o Don é metódico, eu quero dizer metódico mesmo. O cara planeja seus dias segundo por segundo, e quase surta quando algum imprevisto acontece. E justamente por causa das manias doentias de organização do Don, ele é um personagem muito engraçado. O livro é narrado por ele, e para você ter uma ideia, o homem não entende sarcasmo! Acha que estão falando sério. Risos, muitos risos.

Em fim. Don é um professor de genética de 39 anos, que gostaria de se casar. Porém, suas habilidades sociais baixíssimas nunca contribuíram para que ele conhecesse uma garota e namorasse com ela. Mas ele quer casar de qualquer forma, então dá início ao Projeto Esposa, que nada mais é do que um formulário com várias perguntas que Don cria e distribui para as candidatas a esposa. Aquela que acertasse todas as perguntas seria considerada uma parceira perfeita.

Mas então, por culpa do seu melhor amigo Gene, Don acaba conhecendo Rosie, e acha que ela é uma candidata ao Projeto Esposa. Mas Rosie é completamente inadequada! Se tivesse respondido ao formulário, teria errado muitas das respostas. Porém Don e Rosie conversam e ela conta para Don que não sabe quem é seu pai verdadeiro, e que queria muito saber. Don resolve ajudar, criando o Projeto Pai, onde eles dois saem por aí coletando DNA dos possíveis pais biológicos de Rosie.

Enquanto realizam O Projeto Pai, Don vai convivendo com Rosie e passando por algumas experiências novas e divertidas. E então começa a perceber que talvez a esposa ideal não fosse aquela que responderia as perguntas do formulário corretamente, mas sim a pessoa mais incompatível que ele poderia escolher.
Se você está procurando um livro divertido, leve e bom para passar o tempo, O Projeto Rosie é a escolha certa. Ha, e talvez você também seja capaz de refletir até que ponto as diferenças entre duas pessoas que se gostam são capazes de impedir que elas, em fim, fiquem juntas.


Quote Favorito:
“– Se você realmente ama uma pessoa – prosseguiu Claudia –, deve estar preparado para aceitá-la como ela é. Você pode até esperar que um dia ela acorde e faça aquelas mudanças, mas pelos próprios motivos dela.”
♦ Página 267.
Classificação:  (3 estrelas).
Um beijo, Taís K.

6 comentários:

  1. Ai meus deuses, esse livro deve ser muito fofo <333333

    Adorei a resenha, Taís!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. ~ Sumi né? haha ~
    Esses livros são do estilo meio "inteligentes" e eu, do jeito que sou lerda acho que não ia entender muito...
    Mas se tem um romancinho no meio acho que posso até gostar! Bom, quem sabe eu leia! haha
    Eu amo suas resenhar! São excelentes!
    Kisses, Carol :D

    ResponderExcluir
  3. Este livro está na minha wishlist, o que me deixa mais curiosa é o Don, quero muito ver como ele vai ser, pelo que eu li aí, e em outras resenhas vou amar ele haha

    Beijo, Acridoce

    ResponderExcluir
  4. Só o que vejo sobre esse livro são comentários positivos, falando do quão divertido ele é e tal, mas, honestamente? Ele ainda não me fisgou, rs. Não sei, acho que não é bem o tipo de história que me cative, apesar de ter toda essa questão de amores inesperados, se apaixonar pela pessoa que menos combina com seu jeito de ser e tal. De qualquer forma, a resenha ficou ótima, Taís! E os quotes escolhidos para ilustrá-la são muito bons e tão verdadeiros também! <3 É, talvez eu o leia... Veremos se mais pra frente ele não me chama a atenção definitivamente, não é? ;)
    Muitos beijos...

    ResponderExcluir
  5. Bem, lembro-me de desejar este livro, mas após ler algumas resenhas muito negativas desanimei. Mas acho a capa bem fofinha (vi gente dizendo que queria arrancar e colocar num quadro). ^-^
    Enfim, ótima resenha, tenho em e-book, quem sabe eu leia num dia de tédio, quando me faltar internet...

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar. Mas achei legalzinho.. hahaha
    P.S.: tem um post sobre FMF lá no blog, acho que você vai gostar ><
    Beijo!
    ~ Adolescente Imatura ~

    ResponderExcluir