Marcadores principais

Resenha: De Volta aos Quinze, de Bruna Vieira

24.11.13


Título: De Volta aos Quinze.
Autora: Bruna Vieira.
Editora: Gutenberg.
Número de Páginas: 224.
Sinopse: Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.
Livro no: Orelha de Livro - Skoob.




♦♦♦
Aviso: Pode conter spoilers.
Era uma vez uma mulher de 30 anos, que nasceu no interior de Minas Gerais mas se mudou para São Paulo, que possui atitudes mais imaturas do que de uma adolescente, completamente frustrada com a vida. Pronto, descrevi de uma forma resumida quem é nossa narradora e protagonista, Anita.

Muito bem, a história começa mais ou menos assim: Anita está em Imperatriz, Mina Gerais, na festa de casamento da sua irmã, conversando com os parentes que não vê a séculos, desaforando e aguentando desaforos do marido de sua prima Carol... E por aí vai. O dia não está sendo dos melhores. Mas é ai que ela percebe que seu melhor amigo, o Henrique, está na festa, e tudo dá uma melhorada.

Okay, só que daí, em um determinado momento da festa, ela vê sua prima chorando escondida, elas tem uma discussão, e Anita percebe que sua prima tem um hematoma. Associando o tal hematoma com ela estar chorando e mais Eduardo, o marido idiota que Carol tem, Anita chega a conclusão de que ele agrediu Carol.
Então Anita resolveu ajudar Carol. E ajudar Carol significou dar um escândalo no meio da festa de casamento da sua irmã. Só que os convidados a ignoraram completamente, porque provavelmente pensaram que ela tinha um parafuso a menos na cabeça. E depois, se sentindo patética, Anita desmaiou do nada.

Então levaram ela pro quarto da casa onde estava hospedada. Quando ela acordou, acessou seu e-mail pelo notebook e viu que sua melhor amiga, Helena, a mandou o link de um blog. Do primeiro blog de Anita. Ela acessou seu blog e, no momento em que terminou de ler a única postagem que publicou por lá, voltou no tempo. Voltou para os seus quinze anos.
Anita faz diversas viagens no tempo durante o livro e, enquanto está nos seus quinze anos, ela tenta mudar o futuro. Tenta fazer coisas boas, mas, só causa ainda mais desastres.

No meio disso tudo, também tem o seu melhor amigo, o Henrique. Seguinte: ele gostava dela, mas nunca falou nada. Quer dizer, ele deu milhares de sinais, mas Anita, coitada, é cega. Ela passa boa parte do livro o tratando que nem um simples amiguinho. Ele sempre tá do lado dela, a ajudando e tudo mais. Por isso é seu BFF. Mas aí, quando ele conta pra Anita que tem uma namorada, ela fica um tanto revoltada. Então, no mesmo dia em que ela conhece a namorada dele, Anita descobre também que Henrique era apaixonado por ela no passado. Então, instantaneamente, ANITA DESCOBRE QUE O AMA PERDIDAMENTE, MINHA GENTE! – Só que não. Ela só não queria perder alguém que sempre esteve lá quando ela precisou de apoio, ao menos foi essa a impressão que eu tive sobre esse amor instantâneo. Mas, como ela já provou antes dessa parte do livro ter uma capacidade cerebral limitada, não me surpreendi.

Beleza, mas o melhor vem depois: ela volta no tempo, mais uma vez, só que agora, ela está determinada a conquistar o Henrique. Em sua adolescência. Sendo que eles se conheceram só na faculdade. Ou seja: o garoto nem sabe da existência dela, mas ela vai atrás dele e tenta conquistá-lo, olha só que legal! Isso que Anita já teve provas suficientes de que tentar mudar o passado só piora tudo. Mas ela volta pro passado mesmo sabendo que tudo pode dar errado, e estraga tudo novamente.
Depois que Anita volta para os seus trinta anos, ela percebe que, de todos os desastres que ela cometeu voltando para seus quinze anos, aquele era um que ela precisava consertar. E então ela corre atrás do grande amor da sua vida, dessa vez sem blog e sem truques de voltar no tempo. Ela, a Anita de trinta anos, está determinada em provar para Henrique que o ama.

Não me levem a mal: eu gosto da Bruna Vieira, e acho que ela escreve bem. Eu até gostei do livro de contos e crônicas dela. Mas isso dela querer virar escritora de romances? Acho que simplesmente não rola. Na minha humilde opinião, ela não leva jeito para isso. A Bruna até colocou alguns quotes legais no livro, mas a história e os personagens de De Volta aos Quinze me deram nos nervos.

 ♦♦♦
Classificação: 
Alguém ai já leu De Volta aos Quinze? Se sim, o que achou do livro? Concorda comigo ou tem uma opinião diferente? 
Beijos e até a próxima postagem. ;)

13 comentários:

  1. Voltei para o blog!
    Eu estou querendo ler o livro. Por isso parei na parte "pode conter spoilers"!
    Ainda não li nenhum livro da Bruna, e quero ler também "Depois dos Quinze".
    Beijossss,
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Malu! ^^
      Uma sábia decisão kkkk' Quando ler, não deixe de postar sua resenha, viu? Quero saber sua opinião :)
      Beijos!

      Excluir
  2. Nossa, choquei agora. Nunca li nenhum livo dela, e algumas resenhas que li aprovavam o livro,a i agora só eu lendo para ter minha própria opinião. E apesar de tudo, a capa é linda de :v
    Beijos, .:Entretanto:.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das resenhas postadas em blogs sobre esse livro são positivas mesmo... A maioria das resenhas negativas estão no skoob >.<
      Leia sim! Tire suas próprias conclusões, é sempre o melhor a fazer u.U
      Sim, isso eu concordo! A capa é linda ^^
      Beijos! ♥

      Excluir
  3. Era o meu aniversário e eu estava com a minha prima no shopping, mais precisamente na Saraiva, e eu estava tentando me decidir sobre qual livro levar. Então me deparei com os dois livros da Bruna Vieira e me perguntei: qual levar? Mas eu já havia visto comentários e resenhas que se aproximavam da sua opinião sobre o De Volta aos Quinze, então acabei levando o livro de crônicas dela. Uma ótima decisão, no fim das contas. Do jeito que você falou sobre ele, vish, essa leitura provavelmente seria de puro estresse para mim, por causa da Anita. Protagonista imatura, amores instantâneos, reviravoltas temporais meio exageradas... Também não gosto de nada disso. Provavelmente não irei lê-lo; prefiro conhecer a Bruna, única e exclusivamente, por meio dos contos e crônicas. =/
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor decisão que você poderia ter tomado, com certeza! Provavelmente você ficaria estressada mesmo. Pois é, quando eu terminei de ler, fiquei pensando "tá, então é com esse livro que a Bruna pretende se tornar uma escritora de prestígio? Tá puxado" :/
      Conhecer a Bruna por meio de seus contos e crônicas: tá aí outra sábia decisão.
      Beijos ♥

      Excluir
  4. Eu vi uma garota que gostou bastante do livro, mas a maioria das opiniões que vi sobre ele não foi lá muito bom! Preferiria ler Depois dos Quinze à este aí, mas não acho que irei adicionar nenhum livro da Bruna à minha wishlist. Quer dizer, se tiver oportunidade, se alguém ME DER um livro dela eu lerei sim, mas não tenho vontade de gastar meu dinheiro (ou dos meus pais) com um livro dela :p E eu ouvi falar que a Anita é bem imatura é tal. Que pena!
    Beijoca

    Foreverbia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das resenhas até agora estão sendo negativas, e com toda a razão! Entre Depois dos Quinze e De Volta aos Quinze, a primeira opção é melhor mesmo. Mas existem livros infinitamente melhores de escritores melhores por aí, Bia :) Não estará perdendo muita coisa não lendo os livros da Bruna mesmo, vai por mim u.U
      A Anita me deixou com raiva o livro inteiro '-' Garota irritaaaaante!!
      Beijoca :*

      Excluir
  5. Como não gostei do Depois dos Quinze(pra ser mais exata, ODIEI) pelo simples fato de falar apenas de AMOR, AMOR, AMOR, aposto que não irei me agradar com este :c

    Um grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho que você não iria gostar, porque o Depois dos Quinze é melhor que esse livro e, se já não gostou dele, é provável que odeie esse =P
      Beijo grande! s2

      Excluir
  6. Era uma vez, uma jovem menina chamada Cléo. Um dia, ela estava tentando tomar uma tremenda decisão: comprar a Saga "A Seleção" ou comprar "De Volta Ao Quinze". Ela decidiu que era melhor comprar a Saga, pois combinava melhor com ela; e não é que essa foi a melhor escolha?
    Pelo que você fala sobre o livro, parece que só tem romance e devo dizer que romance não é meu tipo de gênero favorito.
    Apesar de ter exceções como Um Amor Para Recordar, eu simplesmente não gostei da sinopse desse livro da Bruna.
    Bom, obrigada por fazer essa sinopse =)
    Eu iria cometer um grande erro o comprando pela internet.

    Beijos

    http://raining-diamonds-free.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor escolha com certeza! Pois é, só um romance que me deu sono. Eu gostei da sinopse, mas da história em si... NOPS!
      De nada =)
      Beijos ♥

      Excluir
  7. Oi Taís! Não gostei muito da história não... achei meio estranha sabe? O negócio de voltar ao tempo, sei lá... porque a vida dela é normal... não é que nem em Nárnia por exemplo kkkk. É a mesma coisa que a Fani de FMF voltar ao tempo, ia ficar muito bizarro, vai dizer?
    Achei ainda mais estranho quando a Anita vai para Paris( é paris né?) tentar encontrar o Henrique. Tipo do nada ele vai lá e já se apaixona por ela? mt estranho '-'. Acho que a Bruna não leva muito jeito a escrever livros um tanto maiores para as histórias... prefiro os contos dela... Mas vamos ver se o segundo vai ser melhor...

    Beijoooos!

    ~ adolescenteimatura.blogspot.com ~

    ResponderExcluir